pt gb

HIDRATAÇÃO NO DESPORTO


Muitos atletas frequentemente não têm em consideração a importância da hidratação na sua prática desportiva diária nem durante a competição. 

De facto, a maioria não está ciente dos efeitos que a desidratação (perda de água corporal) pode ter na performance. Estes incluem:

Em termos práticos, uma desidratação significativa traduz-se numa diminuição da capacidade física, técnica e cognitiva. Adicionalmente, a perda de suor pode contribuir para o desenvolvimento de cãibras em indivíduos predispostos para tal.

Agora pode perguntar-se, quanto é preciso suar até ter estes sintomas? Estudos científicos demonstram que uma simples perda de 1 a 2% (particularmente em ambientes quentes) do peso corporal durante o exercício pode prejudicar a performance desportiva! (Isto assumindo que o peso perdido durante actividade física com duração inferior a 3h é constituído essencialmente por água.) 

Como tal, deve realmente prestar atenção ao seu estado de hidratação. Uma boa forma de o fazer é avaliar a coloração da urina e a frequência com que urina. Se urinar frequentemente (a cada 2 - 4h) e a cor da mesma for pálida, provavelmente está bem hidratado. A altura do dia mais válida para avaliar a coloração da urina é de manhã, depois de acordar. O resultado obtido indicará se ingeriu água suficiente no dia anterior. 



 


Contacte-nos Academia de Ténis de Mesa de Setúbal Centro de treinos: Estádio do Bonfim, Setúbal Tlm: (+351) 917207647 login